CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

sábado, 31 de março de 2012

CARRO PARA DEFICIENTE VISUAL

CARRO PARA DEFICIENTE VISUAL

     O Jornal Folha de São Paulo do dia 29/03/2012 fez uma matéria sobre um carro com dispositivo tecnológico capaz de fazê-lo andar sozinho, sem a necessidade de uma pessoal dirigindo.

       Percebe-se na matéria 1, pelo vídeo anexo, que o deficiente visual convidado para testá-lo, não chega nem a tocar no volante, vivenciando uma experiência de mero passageiro.

      Já no vídeo da matéria 2, percebe-se que a pessoa com deficiência visual desenvolveu habilidades para dirigir o carro que possui dispositivos tecnológicos por todos os lados.


       Proponho realizarmos a seguinte reflexão: qual dos carros que poderão conhecer nos vídeos abaixo, realmente está sendo adaptado para que uma pessoa que não enxerga possa de fato pilotá-lo? Participe com seu comentário.

Matéria 1


      O Google convidou o americano Steve Mahan, que é deficiente visual, para testar a tecnologia da empresa que controla um carro automaticamente.

      Durante o vídeo, todo em inglês, ele pede para ir ao delivery de um restaurante fast food e a uma lavanderia.

     A companhia tem feito testes com o veículo desde 2010 e tem aprimorado os controles antes de iniciar a vender a tecnologia.

Matéria 2

       As aulas foram realizadas em um simulador, mas foi em um carro e em uma pista real no estado da Flórida, nos EUA, que um motorista cego realizou o teste de direção. Conheça a máquina que possibilita o transporte autônomo de deficientes visuais.




sábado, 17 de março de 2012

FILME: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO

FILME: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO


É um filme de curta brasileiro (2010) do diretor Daniel Ribeiro.


A trama narra a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que, ao longo do filme, vai se descobrindo apaixonado por um novo colega de sala, Gabriel (Fábio Audi). 


Este filme  fazia parte do Cine Educação, programa que exibe filmes nas escolas em parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema e Direitos Humanos, que tem como objetivo "a formação do cidadão a partir da utilização do cinema no processo pedagógico interdisciplinar" e disponibiliza diversos filmes cujos temas englobem os direitos humanos, de modo que professores escolham quais são mais adequados para serem trabalhados em aula. 

FILME: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
Clique no vídeo acima para ser exibido

Eu Não Quero Voltar Sozinho é considerado um filme importante para que professores o utilizem no debate de questões que envolvem a sexualidade humana.

É uma obra de ficção amplamente premiada em festivais de cinema no Brasil e no exterior.


Vale ressaltar que este filme foi proibido no Estado do Acre por ser considerado "kit anti-homofobia". 

segunda-feira, 5 de março de 2012

FILME: CASTELO DE GELO (ICE CASTLES)

FILME: CASTELO DE GELO (ICE CASTLES)



Comentários da equipe do Blog Olhares Especiais: Mais uma excelente oportunidade para exercitar a observação no que se refere às técnicas de reabilitação utilizadas neste filme, quando a atleta de patinação no gelo cai e perde grande parte da visão e aprende a utilizar a visão residual (vultos e percepção luminosa) para se locomover e voltar a patinar.


Sinopse
A jovem, bela e talentosa Alexis Winston surge do nada para tornar-se uma estrela da patinação artística. Mas sua jornada ao estrelato não é fácil. Ela tem que se superar, se reinventar e, o mais doloroso, deixar do seu namorado em sua cidade natal. Quando uma queda trágica a deixa cega, ela precisa de alguém acredite nela e a ame, de alguém que possa convencê-la que ela tem a força para patinar e sonhar novamente. Esta encantadora, inspiradora e tocante refilmagem do filme romântico indicado ao Oscar® de 1978 (Melhor Canção Original, "Through the Eyes of Love") é estrelada pela patinadora americana Taylor Firth e conta com a participação das estrelas da patinação Molly Oberstar, Michelle Kwan (medalha olímpica) e da correspondente Andrea Joyce (NBC). Sinta o poder e a alegria do amor verdadeiro… dentro e fora do gelo. Apresentando uma regravação contemporânea de "Through the Eyes of Love" cantada por Britt Nicole.


Trailer Castelo de Gelo

FICHA TÉCNICA
Título no Brasil:  Castelos de Gelo
Título Original:  Ice Castles
País de Origem:  EUA / Canadá
Gênero:  Romance
Classificação etária: 10 anos
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  2010
Site Oficial:  
Estúdio/Distrib.:  Sony Pictures
Direção:  
Mayte Torres


sexta-feira, 2 de março de 2012

FILME: ABRAÇOS PARTIDOS

FILME: ABRAÇOS PARTIDOS

Comentários da equipe do Blog Olhares Especiais: Excelente filme para exercitar a observação das técnicas utilizadas pelo ator nas cenas em que interpreta estar cego, tais como utilização de bengala, deslocamento por ambiente interno, busca por objeto, interação com pessoas, entre outras.


Sinopse:
Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu simultaneamente a visão e sua grande paixão, Lena (Penélope Cruz). Sofrendo aparentemente de perda de memória, abandonou sua posição de cineasta e preservou apenas seu lado de escritor, cujo pseudônimo é Harry Caine. Um dia Diego (Tamar Novas), filho de sua antiga e fiel diretora de produção, sofre um acidente, e Harry vai em seu socorro. Quando o jovem indaga Harry sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente.

Trailer: ABRAÇOS PARTIDOS



FICHA TÉCNICA
Título Original: Los Abrazos Rotos
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2009
Tamanho: 398 Mb
Qualidade: DvdRip
Formato: Rmvb
Áudio: Espanhol
Legenda: Português