CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CEGUEIRA PODE SER EVITADA LOGO APÓS O NASCIMENTO


Sempre Materna
18/10/2011

Uma gota de nitrato de prata ajuda na prevenção de doenças oculares

da Redação
Desde cedo, é possível evitar algum tipo de alteração na visão do bebê. Ainda na sala de parto, é pingada uma gota de nitrato de prata, que ajuda na prevenção de doenças oculares graves que possam causar cegueira.

Mesmo assim, o acompanhamento dos pais é fundamental para o desenvolvimento de uma visão saudável. De acordo com o doutor e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, Renato Neves, existem 40 milhões de cegos no mundo e pelo menos metade poderia estar enxergando se tivesse recebido socorro imediato.

O especialista afirma que, caso haja mancha branca na pupila, vermelhidão nos olhos, ou ainda se a criança demonstrar incômodo na presença de luz e lacrimejamento constante, os pais devem levá-la ao oftalmologista. O tamanho dos olhos e sua movimentação também são relevantes e devem ser acompanhados.

O desenvolvimento da visão dos pequenos

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os bebês até 15 meses de vida têm mais dificuldade em enxergar imagens em movimento quando comparados aos adultos. Segundo o coordenador do estudo, Faraz Farzin, os bebês não nascem com as habilidades visuais que vão precisar ao longo da vida. O cérebro é que, gradualmente, passa a usar a informação visual para desvendar o mundo.

"Isso justifica, por exemplo, por que os programas infantis devem usar a linguagem visual numa velocidade compatível à percepção das crianças pequenas. Caso contrário, tudo o que verão são manchas e borrões coloridos", afirma o Dr. Renato Neves. Papais e mamães precisam estar atentos ao olhar dos filhos e devem estimulá-los com brinquedos e imagens frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário