CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Na sociedade contemporânea, o mundo está envolto por produções de novos conhecimentos e a necessidade para que o mesmo seja difundido se faz cada vez maior. Sendo assim, com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs (computador, internet, DVD, etc), a Educação a Distância ganhou novos rumos e ampliou sua capacidade de alcance aos alunos.
 A educação consiste na transmissão de informações que colaboram na construção de novos conhecimentos e para acontecer necessita de atores que desempenharão os papeis de educadores e educandos, mas por diversos motivos, entre eles o mais comum vem a ser a correria do dia a dia cada vez maior, o fator necessidade e vontade nem sempre se encontram em harmonia com tempo disponível de ambos. É neste sentido que a Educação à Distância vem preencher esta lacuna, uma vez que professor e aluno, para interagirem, não necessitam estar mais física e temporalmente no espaço formal de ensino/aprendizagem, mas sim num novo espaço: o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
            O AVA é um ambiente mediado por tecnologias das mais comuns as mais avançadas, tais como: TV, rádio, computador, internet, DVD, videoconferência, notebooks, entre outros, permite interligar professor – tutor – aluno.
            Este processo pedagógico/educacional que se desenvolve no AVA, depende, em grande parte, da eficiência do tutor/educador, personagem responsável por mediar as informações disponibilizadas pelo professor/formador para serem apresentadas aos alunos. Por este motivo o tutor necessita apresentar algumas características importantes resultantes de sua formação que o possibilite uma atuação eficiente baseada no compromisso da formação de alunos capazes de discutir e construir novos conhecimentos. Enfim, um profissional capaz de aprender a aprender para fazer da EAD um espaço instigante de formação de alunos críticos e pensantes.
            Um tutor/educador eficiente é aquele que no ambiente virtual de aprendizagem procura não deixar seu aluno ser tomado pelo desanimo e desencanto pelo saber, apresentando-se constantemente atento e presente, de forma a proporcionar ao aluno todo o suporte necessário para sua caminhada e conclusão do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário