CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

sábado, 31 de março de 2012

CARRO PARA DEFICIENTE VISUAL

CARRO PARA DEFICIENTE VISUAL

     O Jornal Folha de São Paulo do dia 29/03/2012 fez uma matéria sobre um carro com dispositivo tecnológico capaz de fazê-lo andar sozinho, sem a necessidade de uma pessoal dirigindo.

       Percebe-se na matéria 1, pelo vídeo anexo, que o deficiente visual convidado para testá-lo, não chega nem a tocar no volante, vivenciando uma experiência de mero passageiro.

      Já no vídeo da matéria 2, percebe-se que a pessoa com deficiência visual desenvolveu habilidades para dirigir o carro que possui dispositivos tecnológicos por todos os lados.


       Proponho realizarmos a seguinte reflexão: qual dos carros que poderão conhecer nos vídeos abaixo, realmente está sendo adaptado para que uma pessoa que não enxerga possa de fato pilotá-lo? Participe com seu comentário.

Matéria 1


      O Google convidou o americano Steve Mahan, que é deficiente visual, para testar a tecnologia da empresa que controla um carro automaticamente.

      Durante o vídeo, todo em inglês, ele pede para ir ao delivery de um restaurante fast food e a uma lavanderia.

     A companhia tem feito testes com o veículo desde 2010 e tem aprimorado os controles antes de iniciar a vender a tecnologia.

Matéria 2

       As aulas foram realizadas em um simulador, mas foi em um carro e em uma pista real no estado da Flórida, nos EUA, que um motorista cego realizou o teste de direção. Conheça a máquina que possibilita o transporte autônomo de deficientes visuais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário