CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Deputada Mara Gabrilli requer informações do Ministro da Educação

Sex, 01 de Abril de 2011 20:46

Deputada Mara Gabrilli requer informações do Ministro da Educação

Diante da mobilização da sociedade civil contrária a um eventual plano de alteração no perfil das atividades ofertadas pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Instituto Benjamin Constant (IBC), Mara Gabrilli solicita esclarecimentos e informações por escrito ao Ministro da Educação
 

Em 30 de março, a deputada Mara Gabrilli, em atenção ao pedido de apoio da comunidade surda de São Paulo em defesa da manutenção dos serviços prestados pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), protocolou o Oficio 012/2011 expedido por seu gabinete para o Ministro da Educação Fernando Haddad solicitando informações.

Mara pediu esclarecimentos indagando se haveria um plano do Governo Federal para alteração no perfil das atividades ofertadas pelo INES e, também do Instituto Benjamin Constant (IBC) e, especificamente, se haveria a intenção em encerrar as atividades do Colégio de Aplicação dos órgãos. Também questionou qual seria o impacto para as duas instituições do contingenciamento orçamentário empreendido pela equipe econômica do Governo Federal.

O INES e o IBC são Centros Nacionais de Referência, o primeiro na área da surdez e o segundo para deficiência visual, inclusive com imprensa braile, que subsidiam a política nacional de educação em suas áreas de atuação e promovem capacitação, estudos e pesquisas. Ambos têm sede no Rio de Janeiro, mais de cem anos de história, e são órgãos vinculados ao MEC ao lado de outros como o Conselho Nacional de Educação e o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A deputada também preparou um documento de Requerimento de Informações solicitando informações escritas ao Senhor Ministro da Educação. De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, tal Requerimento é enviado pela Mesa Diretora da Casa. Com a suspensão das atividades em respeito ao falecimento do vice-presidente da República, José Alencar, este requerimento só poderá ser enviado na segunda, dia 4 de abril.

Também em 30 de março, o Ministro da Educação Fernando Haddad se pronunciou e negou o anúncio feito pela diretora nacional de Políticas Educacionais Especiais, Martinha Claret Dutra, de que as instituições teriam atividades encerradas, mas não esclareceu quais são os planos do MEC para tais instituições.

A deputada Mara Gabrilli aguarda as respostas do Ministro para transmiti-las a sociedade e tranquilizar as cerca de 800 famílias que tem seus filhos com deficiência auditiva e visual matriculados no INES e IBC.

Fonte: http://www.maragabrilli.com.br/federal/home/5-destaque/1240-deputada-mara-gabrilli-requer-informacoes-do-ministro-da-educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário