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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Inscrições abertas UNESP - Mestrado e Doutorado

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNESP 2012

Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus de Araraquara
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
EDITAL 2011/2012
Seleção 2011 para ingresso em 2012

INSCRIÇÕES   (Mestrado e Doutorado): 01 a 08/04
PROVA ESCRITA (Mestrado e Doutorado): 07/05
ENTREVISTAS (Mestrado): 06 a 10/06
ENTREVISTAS (Doutorado): 30/05 a 03/06

Vagas, documentos e demais informações estão disponíveis no edital completo: http://master.fclar.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/StrictoSensu/EducacaoEscolar/Edital%202011.pdf

Linhas de Pesquisas
1. Sexualidade, cultura e educação sexual
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar questões de sexualidade e educação sexual em suas interfaces com campos específicos do conhecimento (Educação, História, Sócio-antropologia, Psicologia, Psicanálise e Saúde) em espaços sociais e educacionais em que atitudes, comportamentos e valores sexuais se manifestam; e formar pesquisadores na área da Sexualidade e da Educação Sexual. Aglutina projetos que contribuam para: a) a compreensão da relação cultura - sexualidade - educação escolar; b) o desenvolvimento de uma historiografia da educação sexual no Brasil; c) a institucionalização dos saberes sexuais; d) a produção de conhecimento sobre a interdisciplinaridade existente nas ações e estudos no campo da sexualidade e da educação sexual; e) sistematização de estudos e propostas para ações contra a violência sexual, a discriminação de gênero e a homofobia; f) a formação de professores e outros profissionais que necessitam de conhecimento teórico e prático para lidar com a especificidade das questões e situações envolvendo sexo e sexualidade.

2. Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas
A linha de pesquisa "Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas" reúne estudos e investigações direcionadas à formação de professores, focalizando os diferentes momentos de seu desenvolvimento profissional, bem como as características das instituições dos diversos níveis de ensino nos quais esses profissionais se formam e atuam. Essa linha inclui pesquisas voltadas para a vida e trabalho do professor, concepções, pressupostos, saberes e características de práticas pedagógicas, análise de modelos/materiais didáticos e pesquisas relacionadas ao ensino de componentes curriculares. Pretende-se que o conjunto dessas investigações realizadas por diversos aportes teóricos - contribua tanto para ampliar a compreensão sobre formação, trabalho e práticas pedagógicas de professores quanto para fornecer bases que propiciem a produção de alternativas de ação voltadas para as respectivas finalidades.
Docentes da Linha
3. Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade
Esta linha reúne pesquisas que analisam o trabalho educativo e as teorias pedagógicas a partir do pressuposto de que a educação escolar,como parte da totalidade capitalista, constitui-se, portanto, num processo contraditório de humanização e alienação. As complexas mediações que conectam o trabalho educativo às várias esferas do ser social são objeto das investigações realizadas nesta linha, por meio de estudos que abordam, entre outros temas, a história do pensamento pedagógico, as teorias pedagógicas contemporâneas, os fundamentos teóricos das práticas educativas, os vínculos entre políticas educacionais e ideários pedagógicos e as lutas ideológicas implícitas aos debates travados no campo da educação escolar em seus diferentes níveis.

4. Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura
Esta linha reúne estudos ancorados em referencial teórico-metodológico originário das áreas de História, Filosofia e Antropologia que contribuem para a produção de conhecimento sobre a escola e a cultura nela instituída. Contempla estudos sobre a história das instituições educativas, a cultura material e visual da escola articuladas ao currículo, aos saberes pedagógicos, às práticas, à tecnologia e aos processos de inovação educacional. Aglutina projetos que analisam as proposições doutrinárias sobre a educação a fim de verificar as diferentes estratégias desencadeadas para sua difusão e implementação, focalizando os processos de produção, circulação e apropriação de modelos pedagógicos. A relação cultura e escola é investigada também nos estudos sobre o ensino de filosofia na educação das crianças e na formação de professores, e as relações entre filosofia e literatura. Contempla ainda pesquisas que analisam a relação entre cultura, organização e educação desenvolvidas no enfoque da antropologia do imaginário e a problemática do cotidiano em etnografias de escola. Essas abordagens confluem para a construção de interpretações que permitem analisar a escola como instituição portadora e produtora de cultura e sua inserção no ambiente cultural mais amplo.

5. Política e Gestão Educacional
Esta linha reúne pesquisas relacionadas aos pressupostos históricos, políticos, sociais e organizacionais de instituições, sistemas e níveis educacionais, considerando as concepções e teorias da educação escolarizada, como referenciais do Estado Moderno. O estudo das amplas relações que se dão nos âmbitos educacionais permite, entre outros, o avanço do conhecimento dos sistemas e níveis de ensino bem como sua crítica e avaliação, favorecendo a análise do planejamento, elaboração e implementação de projetos educacionais e a busca de novas proposições para a melhoria do ensino nos diferentes níveis. As pesquisas desta linha pretendem contribuir para a formação de docentes e de investigadores na análise e avaliação de programas e projetos, bem como de formação de políticas e arranjos institucionais.

MESTRADO
A seleção de candidatos ao Mestrado será realizada em três etapas:
A primeira etapa, de caráter eliminatório, constará de duas fases:
a) prova dissertativa com tema referente à área educacional;
b) Avaliação do projeto de pesquisa e do Curriculum Lattes, apresentados pelos candidatos.
Na segunda etapa, cada candidato aprovado na etapa precedente será submetido a entrevistas com os 3 orientadores por ele indicados (por banca ou individualmente). Nas entrevistas serão considerados os dados do Curriculum Lattes e do projeto de pesquisa.
Na terceira etapa, o conjunto dos orientadores analisará os resultados das etapas anteriores e apontará os selecionados para o ingresso no nosso programa de mestrado a partir de 2012.

DOUTORADO
A seleção de candidatos ao doutorado será realizada em quatro etapas:
Na primeira etapa, será aplicada aos candidatos uma prova dissertativa com tema referente à área educacional. A prova de cada candidato será anexada ao seu conjunto de documentos para análise a ser feita na etapa seguinte.
Na segunda etapa, de caráter eliminatório, os professores que oferecem vagas de orientação avaliarão os documentos apresentados pelos candidatos.
Na terceira etapa, cada candidato aprovado na etapa precedente será submetido a entrevistas, com os 3 orientadores por ele indicados (por banca ou individualmente). Nas entrevistas serão considerados os dados do Curriculum Lates e do projeto de pesquisa.
Na quarta etapa, o conjunto de orientadores analisará os resultados das etapas anteriores e indicará os selecionados para ingressarem no doutorado a partir de 2012.

ATENÇÃO
O exame de proficiência em língua estrangeira será realizado durante o primeiro ano do curso.

As inscrições serão feitas somente pela internet.
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Endereço: Rodovia Araraquara - Jaú, km 1 - Caixa Postal 174.
CEP: 14.800-901 - Araraquara - SP
Telefone: (0XX16) 3301-6212/3301-6242
Home Page http://www.fclar.unesp.br/pos
E-mail: spg@fclar.unesp.br

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