CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Acessibilidade em estádios é desafio de São Paulo


Expresso MT
São Paulo - SP, 18/10/2010

Quase 1 em cada 10 residentes em São Paulo possui deficiência ou mobilidade reduzida, segundo dados do IBGE

da Redação
No passado, era incomum encontrar cegos, cadeirantes e pessoas com deficiência intelectual ocupando o espaço público com a frequência que se vê hoje, no total, 1,1 milhão de pessoas requerem adaptações especiais para se movimentarem com autonomia pela cidade. O aumento dos recursos de acessibilidade são os principais responsáveis por abrir esse espaço a todo e qualquer cidadão, independentemente de sua condição.

Símbolo da pujância da capital, a Avenida Paulista se tornou também o cartão postal que exibe São Paulo em toda sua diversidade. Em 2008, trocou-se o piso de suas calçadas e a instalou-se trilhas podotáteis, que permitem a cegos e pessoas com baixa visão circular com independência.

O calçamento e o rebaixamento de guias também facilitou a cadeirantes tocar suas cadeiras com mais desenvoltura. E boa parte dos ônibus que cortam a avenida exibe no para-brisa o símbolo internacional de acessibilidade, indicando que foram adaptados para uso de pessoas com deficiência. Alguns espaços culturais paulistanos, como o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado, são considerados exemplos de acessibilidade.

Porém, quando falamos em esporte, o cenário muda. Hoje, em São Paulo, nenhum estádio em funcionamento trata o torcedor com deficiência da mesma maneira que os demais. Além de áreas delimitadas para cadeirantes, nada oferecem.

O Pacaembu poderia dar um salto em direção à plena acessibilidade se copiasse as adaptações do Museu do Futebol para a área interna: arquibancadas, tobogã, numeradas e áreas de circulação. E trocasse os patéticos banheiros químicos – solução provisória para mega-eventos que foi transformada em permanente – por novos, com as adaptações exigidas por lei.
As duas anunciadas novas arenas paulistanas, o Palestra Itália e o Itaquerão, terão de nascer com essa questão resolvida. A NBR 9050 determina os critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade que devem ser seguidos no projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Em outras palavras, essa norma diz que a cidade que nasce deve crescer com o objetivo de servir a todos os seus cidadãos.

Os arquitetos brasileiros envolvidos com a construção e reforma das arenas para o Mundial de 2014 ouvidos pelo blog garantiram que elas permitirão o acesso do torcedor com deficiência a todas as suas dependências. Que assim seja.

A cidade que existia antes dessa regulamentação deve se adaptar à nova realidade. E isso inclui os velhos estádios: Pacaembu, Morumbi e Canindé. Ou eles se transformarão em monumentos que perpetuam a exclusão no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário