CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fundação Dorina Nowill oferece curso de audiodescrição

Rede Saci
São Paulo - SP, 20/10/2010

Foco será o uso do recurso dentro de atividades culturais, como cinemas e teatros

“Introdução à Audiodescrição em Produtos Culturais e de Comunicação” será tema do curso realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em parceira com a "Museus Acessíveis", com o objetivo de capacitar profissionais a desenvolverem projetos de inclusão e acessibilidade cultural em espaços culturais com os recursos de audiodescrição.
Segundo a coordenadora do curso Viviane Sarraf , a audiodescrição apresenta, por meio da linguagem descritiva clara e objetiva, informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo. O recurso também traz elementos importantes para a melhor compreensão da pessoa com deficiência visual como: ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.
A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga. Outro aspecto relevante é que a audiodescrição traz uma metodologia para algo que era feito informalmente, graças à sensibilidade e boa vontade de algumas pessoas.

O curso, que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, na sede da Fundação Dorina em São Paulo, tem como objetivo apresentar e analisar as principais tendências e boas práticas nacionais e internacionais nessa nova área. A partir de reflexões teóricas, práticas e do contato direto com usuários dos produtos com áudiodescrição, pretende oferecer subsídios que beneficie seu público alvo – as pessoas com deficiência visual.
Em São Paulo, este recurso pode ser conferido no Museu do Futebol, na Galeria Tátil de Esculturas da Pinacoteca do Estado e em algumas exposições do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, que oferece áudio-guia com descrição de todas as obras e educadores capacitados para guiar visitas educativas descritivas. A maioria das instalações também proporciona a percepção por outros sentidos como tato e olfato.
Inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://migre.me/Pgjf

Nenhum comentário:

Postar um comentário