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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COMO ENSINAR ÓPTICA PARA ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO?

Revista Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008

Neste artigo abordamos o ensino de óptica para alunos com deficiência visual (alunos cegos de nascimento, que perderam a visão ao longo da vida ou com baixa visão). Para tanto, apresentamos sete artefatos tátil-visuais: (1) como ocorre a visão, (2) raio de luz, (3) reflexão regular, (4) refração da luz, (5) dispersão da luz,
(6) câmara escura de orifício, e (7) espelhos côncavos e convexos. Os artefatos são táteis e visuais por dois motivos: (a) facilitar a comunicação entre o professor, os alunos videntes e os com deficiência visual, e (b) o professor pode utilizar os artefatos para o ensino dos alunos videntes. É importante lembrar que com a educação inclusiva a sala de aula deve organizarse para atender as necessidades educacionais de todos os alunos. Esperamos, com este artigo, contribuir para que esse objetivo seja atingido.




AUTORES:
Eder Pires de Camargo
Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, SP, Brasil
E-mail: camargoep@dfq.feis.unesp.br

Roberto Nardi
Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil
E-mail: nardi@fc.unesp.br

Paulo Roberto Pires Maciel Filho
Colégio Batista Brasileiro de Bauru, Bauru, SP, Brasil
E-mail: maciel@fc.unesp.br

Débora Renata Vieira de Almeida
Escola Estadual Matilde Vieira, Avaré, SP, Brasil
E-mail: física_unesp@yahoo.com.br

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