CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

São Paulo lança programa para comprar e editar livros acessíveis para deficientes visuais

Jornal Cidade
São Paulo - SP, 22/10/2010

Governo do estado pretende adquirir livros em formato Daisy e audíveis

da Redação
O governo do Estado de São Paulo assinou nesta quinta-feira, 21 de outubro, a criação do Programa de Acessibilidade Comunicacional, para que o Estado compre e edite livros em formato acessível para pessoas com deficiência visual. Desta forma, livros didáticos, por exemplo, poderão ser oferecidos também no formato Daisy – padrão internacional de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
O decreto foi assinado durante a abertura do "II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência", realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O programa terá as participações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Educação, da Gestão e da Cultura, que formarão uma comissão para garantir a implantação do projeto. “Garantir o acesso aos livros é uma das formas mais importantes de inclusão das pessoas com deficiência. Desta forma, podemos devolver para o cotidiano de milhares de pessoas o prazer da prosa, da poesia e do conhecimento”, afirma Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Os livros em formato Daisy permitem a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador ou outro suporte eletrônico, além da reprodução em áudio. O programa prevê, ainda, que nos casos onde o formato Daisy seja inadequado, sejam adotados outros formatos disponíveis, como braile ou áudio simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário