CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto prevê empréstimo de laptop para alunos da rede pública

OS PRIMEIROS BENEFICIADOS SERIAM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DEPOIS DO MÉDIO E, POR ÚLTIMO, DO ENSINO SUPERIOR

Comentário SACIApesar de não ser direcionado aos deficientes, a Rede SACI entende que o projeto de lei prevê uma tecnologia que favoreceria, principalmente, o aluno com deficiência.

Murilo Souza
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7333/10, do deputado Eliseu Padilha, que obriga o governo federal a utilizar pelo menos 50% dos recursos do "Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações" (Fust) para a compra de computadores portáteis destinados a escolas públicas. Em 2009, o Fust arrecadou R$ 1,4 bilhão.
De acordo com a proposta, os computadores serão fornecidos (na forma de empréstimo) a todos os estudantes do ensino público fundamental, médio e superior, começando pelo fundamental e com atendimento à etapa seguinte somente quando estiver universalizada a anterior.
Segundo o autor, embora o preço dos computadores tenha baixado nos últimos anos, muitos estudantes ainda não dispõem de recursos suficientes para adquiri-los. "É necessária uma providência mais imediata e eficaz para que todos os estudantes brasileiros tenham rapidamente acesso a um computador", diz Padilha.
Para o deputado, um computador conectado à internet permite que professores e alunos desenvolvam uma habilidade relevante em nosso tempo: a capacidade de trabalhar de forma colaborativa. Ele afirma ainda que a falta de acesso a essas tecnologias limita o potencial de interação com o mundo moderno.
Dados do Censo Escolar 2009 do IBGE apontam que a rede pública de ensino abriga cerca de 45 milhões de estudantes, sendo 31,7 milhões no ensino fundamental, 8,3 milhões no ensino médio e 5 milhões no ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário