CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curso de Fotografia para cegos promove inclusão social

Com inscrições abertas e gratuitas, a iniciativa acontece na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo

da Redação
Projeto 24 Horas de Olhar Universal será realizado a partir do dia 25 de outubro, por iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O ponto de partida para iniciar as pessoas com deficiência visual na arte de fotografar será por meio de duplas com alunos sem deficiência, que por sua vez aprenderão métodos específicos para descrever as paisagens à sua frente, a fim de que possam auxiliar os colegas. Vale ressaltar que todos terão condições de avaliar o resultado de seus trabalhos, já que algumas fotos serão reveladas com texturas.
O objetivo do projeto é aliar capacitação profissional à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Será viabilizado pela parceria com a Fundação Stickel, entidade sem fins lucrativos que atua no bairro Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. O curso possibilitará que pessoas com deficiência visual aprendam a fotografar. Um dos professores do curso é o fotógrafo e jornalista Teco Barbeiro, que tem deficiência visual e atuou recentemente na campanha publicitária da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). "Pretendo ensiná-los como usar os outros sentidos. Mostrar que é possível fotografar sem enxergar e que a fotografia é uma forma de inclusão social", afirma Barbeiro.
Os participantes também trocarão experiências com outros renomados fotógrafos, como Juan Esteves e Arnaldo Pappalardo. Na programação consta a formação em Audiodescrição, ministrada pela professora Lívia Maria Villela de Mello Motta, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, que atua na área de treinamento de professores para a escola inclusiva e na inclusão cultural das pessoas com deficiência visual.
O curso será realizado de outubro até dezembro na Casa de Cultura da Fundação Stickel. "A ideia é fazer com que o participante com deficiência visual também possa expressar-se por meio da construção de imagens, a partir de imagens mentais e clicando momentos diversos do cotidiano", explicou Monica Picavêa, superintendente da Fundação Stickel.
A turma inicial será composta por 16 alunos. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com Daniela Auler - Tel: (11) 5212-3700 (Ramal 3778) ou pelo e-mail: dauler@sp.gov.br
Sobre a Fundação Stickel
Originada em 1954, por conta da atuação social e assistencial do casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose. Posteriormente, a vocação da entidade foi revista e focada no fomento à arte contemporânea brasileira e no desenvolvimento de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Atualmente, a Fundação realiza diversas ações voltadas à promoção de trabalhos de artistas em ascensão no campo da fotografia, gravuras e outras artes, que, em contrapartida, disponibilizam seus conhecimentos aos jovens da Vila Brasilândia, ministrando oficinas e workshop em parceria com a Fundação. A instituição investe ainda em programas voltados à geração de renda para a comunidade da Vila Brasilândia, como o "Jovens de Talento" e "Mulheres de Talento", possibilitando aos assistidos pelos projetos oportunidades de inserção social pelo trabalho e pelo acesso à cultura (Site: http://www.fundacaostickel.org.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário