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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Desafios e Perspectivas

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Vol. 8 No 2, 2008



Neste artigo discutimos os desafios e as perspectivas dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Física a estudantes cegos. Utilizamos o método de história oral em sua vertente temática, entrevistando alunos cegos e professores que lecionam Física para tais estudantes, em escolas regulares. As memórias de um professor vidente de Física
e de um estudante cego do Ensino Médio constatam equívocos e apontam perspectivas para a prática docente. Com base nestas experiências, foi possível identificar caminhos que favorecem o aprendizado. Segundo a percepção de ambos, certos conteúdos podem ser aprendidos de forma mais eficaz se o professor modificar sua prática pedagógica, recorrendo à utilização de recursos didáticos que aproximem o estudante da realidade
aprendida. Por outro lado percebemos que alguns conteúdos, como óptica, por exemplo, representam uma dificuldade maior para estudantes cegos, embora não coibindo seu aprendizado.


Palavras chave: ensino de física; estudantes com deficiência visual; aprendizagem;
prática pedagógica; óptica.

Autoras:
Adriana Gomes Dickman
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
adickman@pucminas.br

Amauri Carlos Ferreira
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
mitolog@pucminas.br

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