CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

Seduc promove curso de capacitação focado na inclusão digital de deficientes visuais

Seduc promove curso de capacitação focado na inclusão digital de deficientes visuais

26/03/2011 09h26

Muito se fala, atualmente, em inclusão digital. Entretanto, para que ela se aproxime de uma plenitude prática, há determinados públicos que não podem ser deixado de lado; os deficientes visuais integram um deles. Consciente das maiores dificuldades que estes portadores de necessidades especiais encontram para fazer uso da internet, a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), por meio da Diretoria de Inclusão, realiza, entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Palmas, o Curso Básico em Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco em Informática Básica, Transcrição Informatizada Braille e nos programas Mecdaisy e Dosvox.

Dividido em duas etapas, o curso é oferecido aos professores das redes estaduais de ensino atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais, aos formadores de Ensino Especial e aos técnicos da Diretoria de Inclusão. A primeira fase, que se inicia nesta próxima segunda-feira, 28, terá 20 horas-aula, sendo 12 delas teóricas e oito práticas. Já a última etapa, prevista para outubro, contará com a mesma dinâmica. No total, o curso vai oferecer 40 horas-aulas de conteúdos.

Segundo a diretora de inclusão da Seduc, Maria Lindoraci Saraiva Sobral, a partir da capacitação inicial dos professores e técnicos, as práticas de inclusão digital de deficientes visuais poderão ser disseminadas e ampliadas em diversos ambientes. “Esta é a primeira vez que ocorre um curso destes por aqui, mesmo assim, a procura por ele foi muito grande. É natural que pessoas cegas ou com maiores dificuldades visuais sintam um desejo forte de poderem se comunicar pela internet também. Com as capacitações, vamos promover a inclusão de nossos alunos, já que os professores e técnicos servirão de multiplicadores, seja aqui, em Palmas, ou nas 13 regionais de ensino do Estado. Além disto, esta inclusão não vai se limitar ao ambiente escolar, pois, certamente, a própria comunidade terá acesso a informações que poderão ajudá-la”, destaca Lindoraci.

Mecdaisy e Dosvox

Desenvolvidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambos os programas são utilizados para converter textos em áudio, na língua portuguesa, facilitando, assim, a inclusão digital dos portadores de deficiência visual.

Tanto o Mecdaisy, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), como o Dosvox estão disponibilizados para download gratuito na internet, respectivamente, nos seguintes sites: http://relink.ws/dVcb e http://relink.ws/eVcb. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita)v

Nenhum comentário:

Postar um comentário