CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Empresa brasileira lança leitor de cores e dinheiro de baixo custo

Benfeitoria
05/05/2011

O leitor analisa visualmente notas e cores, e repassa as informações verbalmente ao usuário

Fernando Gil
A Auire, uma empresa que desenvolve e comercializa dispositivos eletrônicos de baixo custo para assistência às pessoas com deficiência, lança seu primeiro produto: o Auire Prisma, um identificador de cor e dinheiro. Pressionando-se um dos botões, o dispositivo emite uma luz para iluminar o objeto e o nome da cor correspondente é falado em voz alta. A identificação de notas de dinheiro acontece por um processo semelhante. Após pressionar o botão, o valor da nota é tocado em som audível. A tecnologia do Auire Prisma será licenciada de forma livre (Creative Commons), não havendo patentes.

O leitor da Auire custa cerca de R$ 400 e a empresa lançou uma campanha de contribuições, sendo todo o capital obtido revertido em Prismas para entidades carentes. Para doar acesse o endereço: http://www.benfeitoria.com/prisma.

A Auire foi fundada por dois engenheiros de computação Nathalia Patrício e Fernando Gil. Com ela, eles ficaram entre os 10 primeiros de 100 colocados na apresentação de planos de negócios da Campus Party 2010. Posteriormente, Fernando foi escolhido como fellow do Unreasonable Institute, com a ideia de desenvolver um identificador de cores de baixo custo. Atualmente, a Auire está também recebendo apoio em capital humano pela Artemisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário