CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

JUSTIÇA DE SÃO PAULO DECIDE QUE DEFICIENTES PODERÃO TER CNH PROFISSIONAL

Portal Terra
São Paulo - SP, 26/07/2011

Legislação anterior impedia o uso de carros adaptados em atividade remunerada

Comentário SACILembramos a todos que, conforme a PORTARIA Nº 2.344, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2010, a terminologia correta indicada é Pessoa com Deficiência. Leia a portaria emhttp://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=30453
da Redação
A Justiça Federal em São Paulo determinou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mantenha uma resolução que regula o exame de aptidão física e mental às pessoas portadoras de deficiência e revoga proibições anteriores, que impediam a habilitação de pessoas com deficiência para as categorias profissionais (C, D e E). O Contran havia definido que "ao condutor de veículos adaptados será vedada a atividade remunerada".

O órgão sustentava que a medida violava o principio da legalidade, da igualdade e da livre iniciativa. Na ocasião, a liminar foi concedida parcialmente, o que motivou a publicação da nova resolução pelo próprio Contran. A Justiça afirmou que a Lei federal n.º 7.853/1989 estabelece as "normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiências, e sua efetiva integração social".

Nenhum comentário:

Postar um comentário