CONTATO: olhares.especiais.inclusao@gmail.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PUC COMEMORA 65 ANOS COM PALESTRA SOBRE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


“Não há futuro sem passado”, afirma a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella
Uma plateia de jovens muito atentos, do curso de Direito da PUC de São Paulo, prestigiou a palestra "As novas Fronteiras dos Direitos das Pessoas com Deficiência", ministrada pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e médica fisiatra, Dra. Linamara Rizzo Battistella, na manhã desta terça, 23 de agosto de 2011. O evento marcou a abertura da comemoração pelos 65 anos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, fundada em 1946.
A abertura foi presidida por Caio Heitor Duarte, presidente do Centro Acadêmico 22 de Agosto. E contou com a participação inusitada de dois nobres formandos da primeira turma de Direito da PUC/SP, os doutores Jairo Navarro e Francisco Florêncio.
Dr. Navarro citou uma frase que a Dra. Linamara proferiu, ao conversarem informalmente na abertura da comemoração: "não há futuro sem passado". Dr. Florêncio, com humor refinado, disse: "que bom que veio, doutora, nosso Direito precisa mesmo de uma médica". Ao compor a mesa de abertura, ambos fizeram menção ao início do curso, na PUC, quando, à época, havia um ou dois carros no estacionamento da universidade, ao contrário de hoje, quando quase nem conseguiram achar vaga. Também o Dr. Florêncio foi apontado pelo colega como o criador do primeiro grande escritório de advocacia de São Paulo, nos idos anos de 1950, em parceria com a Alemanha.
Dra. Linamara Rizzo Battistella, em sua palestra, apresentou aspectos relevantes para a garantia de direitos da pessoa com deficiência. Iniciou com a definição de quem é a pessoa com deficiência e tomou como parâmetro a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: "Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas". Na sequência apresentou os números da população com deficiência no Brasil - cerca de 30 milhões - e no estado de São Paulo - mais de 5 milhões.
Destacou itens primordiais para a garantia de direitos: transporte, mobiliário urbano, acessibilidade, inclusive na comunicação, por meio de legendas na programação de TV, e intérprete de Libras para acesso de pessoas surdas a conteúdo em eventos. Destacou também os equipamentos e tecnologias que dão acesso à educação (inclusive à distância), cultura, trabalho, esporte, lazer, saúde e turismo.
A Secretária destacou ainda o lançamento pela Organização das Nações Unidas, em 9 de junho deste ano, do Relatório Mundial sobre Deficiência, no qual é anunciado a existência de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Deste lançamento, a Dra. Linamara participou pessoalmente, em Nova York, EUA, representando não só o estado de São Paulo, como o Brasil.
As comemorações pelos 65 anos da PUC/SP seguem por todo esse segundo semestre de 2011, nos vários campi. Confira a programação em

Nenhum comentário:

Postar um comentário